sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ao molho chinês


Há alguns dias que coincidentemente acabo por comer em algum estabelecimento chinês num horário em que não há mais nenhum cliente. Isso se dá lá pelas duas e pouco da tarde, horário em que passa o insuportável programa da Angélica, e também depois das dez horas da noite, quando todos já se preparam para ir embora.
Acontece que por alguns dias só consegui ficar livre nesses horários e o primeiro lugar com comida aceitável a estar aberto era sempre algum desses restaurantes.
Ao pedir a comida ou me servir no buffet, vou tranquilamente para o lugar mais longe possível da televisão e simplesmente começo a comer.
É engraçado, pois quando se está num lugar familiar e com pouca gente, a tendência é que as pessoas se liberem mais, sejam mais elas mesmas. É justamente isso que acontece. Os chineses começam a conversar em chinês.
Detalhe, como sou o único brasileiro no local, parece que sou tratado como um estrangeiro. Até consigo imaginar a conversa deles: “Pô, será que esse brasileirinho aí não vai consumir mais nada? Olha só, já era pra gente estar em casa e o cara está aí atrapalhando! Esses brasileiros não se tocam mesmo!”.
Tem vezes que a TV se torna tão insuportável que até as vozes que saem dele estão em chinês mesmo estando o aparelho sintonizado na famigerada Globo.
Mas eu sei que nada disso é verdade. É provável que as pessoas não digam nada de mais, apenas estão jogando conversa fora como todos os balconistas no mundo e apenas falam em outra língua, pois essa é a forma mais rápida e fácil, levando em conta a dificuldade de se aprender o português.
Mas que é engraçado ficar imaginado o que eles falam, isso é.

3 comentários:

  1. E o mais engraçado foi ver o rapaz do caixa super entretido com o filme no notebook em mandarim, claro!

    ResponderExcluir
  2. Já aconteceu isso comigo.. na Inglaterra, eu tava num lugar cheio de coreanos. Eu tenho uma vantagem (desvantagem) em relação à sua história... vc sabe que mesmo a gente falando a nossa língua, saem palavras em inglês no meio. tipo hamburguer, busy, etc etc. e essas palavras que eu não vou lembrar agora quais são me davam CERTEZA de eles tavam tirando da minha cara. Não a uns metros de mim, mas a menos de 30 cm.

    ótimo! Um dia que eu gostaria de esquecer.

    hehhe

    ;*

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget